#Fala aí Lisi: Discriminação e Preconceito

14 de fevereiro de 2014

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje o assunto é sobre um tema amplamente abordado na sociedade "Discriminação e Preconceito". O texto foi produzido na disciplina de Realidade Brasileira e Cidadania na Universidade Feevale. Se não desejas ler sobre esse assunto, leia outras publicações: Água e sustentabilidadeDinheiro não cresce em árvoresPreserve a natureza ou o pênis pode diminuirCientistas criam células Zumbis ou até mesmo divirta-se com os Entretenimento do BlahOestraich, aventure-se.

Nenhum indivíduo está livre de ter pensamentos preconceituosos e discriminatórios contra diversas situações do cotidiano, no qual se conjuga uma das piores formas de agressão contra o ser humano, pois atinge o ponto nobre do indivíduo, a alma, ocasionando em sensações emocionais e atitudes negativas.

Ao longo da história dos seres humanos, ocorreu o surgimento do medo e receio pelas diversidades existentes no dia-dia. As análises eram baseadas em conhecimentos prévios, as pessoas que não estavam dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade, eram consideradas diferentes das demais, resultando em situações de discriminação, ou seja, o preconceito e a intolerância alimentam a discriminação, gerando casos de violência física, moral e psicológica.

A discriminação tem como referência as atitudes que são prejudicais a certos sujeitos pertencentes a determinados grupos sociais com diferentes características, tais como; social, gêneros, nacionalidade, etnia, opção sexual, raça, religião,  entre outros, resultando em atos desiguais e injustos. Existem duas formas de discriminação, a primeira considera-se direto, ou seja, visivelmente exposto e demonstrado. Já a segunda forma é indireta que se refere à prática de atos neutros no qual não é demostrado aparentemente, mas produz efeitos em determinados grupos. 

O preconceito se caracteriza como um sentimento que se manifesta numa atitude discriminatória, diante as pessoas, crenças e diversidades sociais. Podem-se constatar no cotidiano, alguns exemplo banais de preconceito como; que gorda, que feio, que roupa ridícula. Muitas vezes as pessoas que são exploradas e oprimidas, não conseguem expor seus sentimentos contra o opressor, então deslocam suas frustrações para outros sujeitos que julgam inferiores, acaba gerando a discriminação e o preconceito.

A discriminação e o preconceito surgem de acordo com o nível de compreensão, há algumas diferenças entre ser ignorante e saber, mais não aceitar. A pessoa ignorante se depara com novas diferenças em seu cotidiano, então pode ocorrer o desenvolvimento de preconceitos ou até mesmo a aceitação da tal diferença, porém quando não ocorre esse ato de aceitação, provavelmente esse indivíduo desenvolverá atos de discriminação que são classificados como condenáveis de acordo com a moral, ética e leis vigentes. 

Para a diminuição significativa desses atos, apenas é possível se existir uma relação de respeito mútuo entre a personalidades autônomas, viver simultaneamente, a diversidade e a igualdade existentes no cotidiano da sociedade. Também uma ampla aprendizagem que passa de geração a geração, sendo reforçadas na alfabetização escolar, capacitando e construindo valores que possibilite a formação da personalidade do indivíduo.

É um direito civil de todos os seres humanos usufruírem dos seus direitos e as liberdades estabelecidas na Declaração Universal dos Diretos humanos, sem diferenciação de qualquer espécie, sejam de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.


HASTA LA VISTA

21 comentários:

  1. Boa explanação!!! Bem didática e clara! Parabéns!!!

    ➸ BLOG: giovanaefabiano.blogspot.com

    ✤ FAN PAGE: https://www.facebook.com/relatosdeumanoiva (curtiiiiirrrr)

    ResponderExcluir
  2. Que texto ótimo!!
    Tem sorteio lá no blog, vem participar hihi
    http://sempredegloss.blogspot.com.br/2014/02/sorteio-detox-no-hangover-smartlife.html

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto , tenho pavor de Discriminação . Você falou tudo !
    Beijos , http://sdviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. otimo texto, o duro é pensar que talvez nunca acabe esse pré - conceito né... por que em dias de hoje, a gente vê cada barbaridade
    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  5. Tenho nojo de quem tem preconceito, você viu o lance com o jogador do Cruzeiros? Gente, ridículo. E a discriminação? Af, cara, eu acho que, se você se ama, não precisa criticar os outros, ame como se não houvesse amanha ...
    Beeijos,
    Cupcake de Morango

    ResponderExcluir
  6. Adorei o tema do seu post, achei super criativo e acho que trás uma discussão bem saudável.
    A discriminação infelizmente é algo que vai sempre existir, e ela vem em pequenos atos e em pequenas frases e até mesmo brincadeiras. Acho que é algo que nos mesmos temos que combater aos poucos, querendo ou não somos todos iguais, mas diferentes ao mesmo tempo.
    Cresci e fui criada junto a uma família de negros, e amo eles com todo o meu coração, chamo eles de primos e a vó de vó, por é assim que considero eles.
    Com certeza é um assunto que precisa ser abordado sempre e começar a mudar a cabeça das pessoas, o mundo tem mudado, mas nada vai pra frente se todos continuarem com a mesma ideia, principalmente sobre classes sociais.

    Beijos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu ponto de vista. Penso que cada um tem o direito de ser como quer e pensar o que quer. Mas, a partir do momento que vc denigre uma pessoa, aí a coisa começa a ficar séria.
    Parabéns pela postagem. Amei seu blog demais :D
    Bastante organizado e com conteúdo
    Visite-nos, se gostar, quiser e for seguir, pode nos avisar. Seguimos de volta :D
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  8. odeio qualquer tipo de preconceito, de qualquer especie!!!

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Lisi amada e querida saudades :) um ótimo texto, odeio qualquer discriminação, é inadmissível que nos tempos de hj ainda exista tanto isso :) beijinhoos amiga ;)

    ResponderExcluir
  10. "...É um direito civil de todos os seres humanos usufruírem dos seus direitos e as liberdades estabelecidas na Declaração Universal dos Diretos humanos, sem diferenciação de qualquer espécie, sejam de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição..."
    Essa foi a parte do texto que eu mais gostei, pq fala que apesar das diferenças todos temos direitos iguais e não temos direito de julgar ninguém!
    Beijos!
    raquelmorabito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o seu post, realmente as pessoas hoje estão sendo muito descriminadas pela sua cor, raça e religião, o problema é que as pessoas tem o pré conceito, sem ao menos conhecer ao outro, parabéns pelo blog super fofo e criativo, bjs.
    www.girlsteensg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da postagem, eu acho a atitude racista ignorante e ridícula, humilhante.

    Isadora
    www.mymomentofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post e odeio gente que tem preconceito.

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Blah tem uma tag para você em meu blog :)


    Isadora Vas
    www.mymomentofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Muito bom texto ;)

    Estou seguindo aqui, pode retribuir seguindo o meu blog www.gabusiek.blogspot.com ? Um Beijo

    ResponderExcluir
  16. VOCÊ FALOU TUDO, ÓTIMO TEXTO, ADOREI MESMO!
    AMIGAAA, NEM SEI SE VOCÊ SE LEMBRA DE MIM, ME ABANDONOU HÁ SÉCULOS :( HSUAHSUAHSUA, NUNCA MAIS ME VISITOU NEM ENTROU MAIS AQUI, POR QUE SUMIU??? TÔ COM SAUDADES, JÁ TE PROCUREI NO TWITTER, MAS VI QUE TU NEM ENTRA LÁ TAMBÉM, VOCÊ SUMIU DE TUDO AMIGA, COMO VOCÊ TÁ??? ESPERO QUE ESTEJA BEM!!!
    NÃO SEI SE VOCÊ LEMBRA AMIGA, MAS VOCÊ FEZ O MEU LAYOUT, E EU AMEI DEMAIS, JÁ FAZ UM TEMPO AMIGA, E EU QUERIA MUITO MUDAR MINHA FOTO E NÃO CONSIGO, SÓ MUDA A FOTO DAQUI DOS COMENTÁRIOS SABE? A FOTO QUE FICA NO BLOG MESMO NÃO CONSIGO :( E PRECISO MUDAR MINHA BIO, PORQUE JÁ NÃO TENHO MAIS 22 ANINHOS, JÁ TÔ COM 23, TENHO QUE MUDAR ISSO TAMBÉM! :( JÁ TENTEI DE TUDO E NÃO SEI COMO MUDAR, QUANDO VOCÊ ENTRAR AQUI ME PROCURA AMIGA??? E ME SOCORRE? :( HAUSHAUSHAUSH! OBRIGADA DESDE JÁ! QUANDO APARECER, NÃO SUMA DE NOVO, VIU? BEIJOS LINDA, ADORO VOCÊ E SEU BLOG! <3
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente com seu ponto de vista!
    Você escreve muito bem, adorei <3
    Um beijo!

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  18. Temas polêmicos. Para mim, uma doença mental, os dois! Acho um absurdo sem tamanho, nos dias atuais, com informações acessíveis para (quase) todos, termos que lutar contra coisas tão primárias. Enfim... Humanidade!

    bom texto.


    Beijos,
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente com a Manuela Piñeiro, do que adianta tanta tecnologia, tanta evolução física se não evoluirmos mentalmente? Precisamos deixar o preconceito, seja ele qual for, de lado... pois no fim vamos todos para de baixo da terra e do que tudo isso vai ter adiantado? Por que guardar tanto ódio?!... Oh Humanidade, pq não humana?

    Adorei de montão o texto Lisi! Parabéns!

    Sempre que tiver um post novo, POR FAVOR, corre lá no meu blog e deixe um comentário avisando... pois vai ser um enorme prazer vir saber mais sobre o assunto! Amo seu blog!

    Ah! Já convidei vc para participar do Projeto que está rolando em meu blog, chamado Amigas & Blogueiras? Me desculpe se já, mas a memória anda um pouco falha... :/

    O projeto se trata da forma de divulgação de blogueiras e mais, o envio de cartas dos seus "leitores fãs" e será um prazer te-la conosco, pois já tem muita gente BA-PHO participando!

    Um Super Beijo...

    Att. Thays Alkmin

    www.modapossessiva.blogspot.com

    ResponderExcluir



 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIMENTO: VINICIUS RIBEIRO - VRDESIGN - TOPO