#Fala aí Lisi: Discriminação e Preconceito

14 de fevereiro de 2014

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje o assunto é sobre um tema amplamente abordado na sociedade "Discriminação e Preconceito". O texto foi produzido na disciplina de Realidade Brasileira e Cidadania na Universidade Feevale. Se não desejas ler sobre esse assunto, leia outras publicações: Água e sustentabilidadeDinheiro não cresce em árvoresPreserve a natureza ou o pênis pode diminuirCientistas criam células Zumbis ou até mesmo divirta-se com os Entretenimento do BlahOestraich, aventure-se.

Nenhum indivíduo está livre de ter pensamentos preconceituosos e discriminatórios contra diversas situações do cotidiano, no qual se conjuga uma das piores formas de agressão contra o ser humano, pois atinge o ponto nobre do indivíduo, a alma, ocasionando em sensações emocionais e atitudes negativas.

Ao longo da história dos seres humanos, ocorreu o surgimento do medo e receio pelas diversidades existentes no dia-dia. As análises eram baseadas em conhecimentos prévios, as pessoas que não estavam dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade, eram consideradas diferentes das demais, resultando em situações de discriminação, ou seja, o preconceito e a intolerância alimentam a discriminação, gerando casos de violência física, moral e psicológica.

A discriminação tem como referência as atitudes que são prejudicais a certos sujeitos pertencentes a determinados grupos sociais com diferentes características, tais como; social, gêneros, nacionalidade, etnia, opção sexual, raça, religião,  entre outros, resultando em atos desiguais e injustos. Existem duas formas de discriminação, a primeira considera-se direto, ou seja, visivelmente exposto e demonstrado. Já a segunda forma é indireta que se refere à prática de atos neutros no qual não é demostrado aparentemente, mas produz efeitos em determinados grupos. 

O preconceito se caracteriza como um sentimento que se manifesta numa atitude discriminatória, diante as pessoas, crenças e diversidades sociais. Podem-se constatar no cotidiano, alguns exemplo banais de preconceito como; que gorda, que feio, que roupa ridícula. Muitas vezes as pessoas que são exploradas e oprimidas, não conseguem expor seus sentimentos contra o opressor, então deslocam suas frustrações para outros sujeitos que julgam inferiores, acaba gerando a discriminação e o preconceito.

A discriminação e o preconceito surgem de acordo com o nível de compreensão, há algumas diferenças entre ser ignorante e saber, mais não aceitar. A pessoa ignorante se depara com novas diferenças em seu cotidiano, então pode ocorrer o desenvolvimento de preconceitos ou até mesmo a aceitação da tal diferença, porém quando não ocorre esse ato de aceitação, provavelmente esse indivíduo desenvolverá atos de discriminação que são classificados como condenáveis de acordo com a moral, ética e leis vigentes. 

Para a diminuição significativa desses atos, apenas é possível se existir uma relação de respeito mútuo entre a personalidades autônomas, viver simultaneamente, a diversidade e a igualdade existentes no cotidiano da sociedade. Também uma ampla aprendizagem que passa de geração a geração, sendo reforçadas na alfabetização escolar, capacitando e construindo valores que possibilite a formação da personalidade do indivíduo.

É um direito civil de todos os seres humanos usufruírem dos seus direitos e as liberdades estabelecidas na Declaração Universal dos Diretos humanos, sem diferenciação de qualquer espécie, sejam de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.


HASTA LA VISTA

3# Playlist | Relembrar é viver!

10 de fevereiro de 2014

Olá pessoas bonitas, tudo bem com vocês?
Vamos se distrair curtindo músicas, OBA, direto do túnel do tempo para as páginas do BLAH. São tantas músicas que de alguma maneira marcaram momentos da nossa trajetória de vida e quando ouvimos essas letras ou até mesmo o ritmo da música, pode despertar o sentimento conhecido como "saudades", entramos em um momento nostalgia de boas ou más recordações. Mas só quero lembrar das boas lembranças e momentos inesquecíveis. 

- A primeira música: New york, new york de Frank Sinatra 


- A segunda música:  Bom dia da banda Doyoulike?


- A terceira música: Yesterday do The Beatles 



- A quarta música: O fantasma da ópera por Sarah Brightman e Antonio Banderas


- A quinta música: Para olvidarte de mim do RBD 


Chego ao fim de mais um playlist "Relembrar é viver ". 
Compartilhe nos comentários uma música que marcou algum momento especial na sua vida. 

HASTA LA VISTA 

#Fala aí Lisi: Água e sustentabilidade

6 de fevereiro de 2014


                   Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca...
                    É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não ouve. 
                                                             Fonte da imagem: www.sosma.org.br

A água é um patrimônio da humanidade, um recurso natural considerado essencial para todos os ecossistemas e seres vivos. Esse tema tem sido amplamente abordados na sociedade, devido a preocupação com a boa qualidade e a escassez da mesma, acreditava-se que era inesgotável, porém, está se esgotando. 

O problema é que quase toda está água encontra-se distribuídas sob a forma de gelo ou água salgada, o que impede o consumo imediato do homem, e também a sua distribuição pela superfície do planeta é desigual.

Atualmente mesmo com a disponibilidade de recursos hídricos, alguns lugares no país ainda sofrem com a escassez de água potável. Outro fator alarmante é a ausência de saneamento básico em todas as residências da população brasileira.

Cada indivíduo precisa ter a consciência que é necessário se preocupar com o meio ambiente no qual se vive, zelando os recursos naturais, através de atitudes e medidas simples de preservação ambiental, como por exemplo dando o destino correto de resíduos domésticos. Também economizar água nas atividades diárias, uma outra alternativa é o reaproveitamento da água da chuva em atividades de limpezas.
   Preserve o meio ambiente.. O mundo é movido por atitudes!

HASTA LA VISTA 


 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIMENTO: VINICIUS RIBEIRO - VRDESIGN - TOPO